" Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia;" Dn 1:8

Daniel era um nobre judeu, provavelmente um adolescente, que foi levado cativo quando a Babilônia conquistou Israel. A Babilônia era conhecida por sua depravação, imoralidade e idolatria, seria bem fácil para ele esquecer de todos os seus costumes e princípios para fazer parte daquele novo reino o qual ele pertencia. Mas ele conhecia o Senhor, ele tinha uma intimidade com Deus, e por isso ele resolveu firmemente que não iria fazer parte daquilo.

A Babilônia é comparada hoje ao mundo em que vivemos (tem até uma música da bola de neve "caia Babilônia, caia Babilônia aa aa aaaa"), um mundo depravado, imoral e idólatra.  E assim como Daniel nós, adolescente temos que nos decidir firmemente não nos contaminarmos.

Sei que você provavelmente já ouviu isso, mas não é disso que eu quero falar.

Quem já viajou para o exterior ou tem um pouco de conhecimento sobre outras culturas sabe que cada povo tem uma comida diferente.
Por exemplo, nos países hispânicos (os nossos vizinhos que falam espanhol) se você fizer um abacate amassadinho com açúcar eles vão achar a coisa mais nojenta do mundo, porque abacate para eles é salgado....

Voltando a Daniel... ele provalvelmente nunca havia comido nenhuma das finas iguarias do rei, nem bebido do vinho que o rei bebia... ele não conhecia a Babilônia por isso, para ele não seria assim tão difícil se abster de algo que ele não conhecia.

Da mesma forma isso vale para nós hoje, como podemos nos afastar de tantos pratos aparentemente deliciosos que o mundo nos oferece? Nem mesmo provando...
Você sente falta de algo que você não conhece? Eu não...
Eu não sinto falta da neve, de andar de navio, de drogas, de ficar bêbada... e etc. Não sinto falta de nada que não conheço, e como sei que essãs coisas me matariam nem experimento!

Agora, se você já experimentou algum prato que o mundo oferece e não que mais "comê-lo" o segredo também está no capítulo um de Daniel. Daniel resolvel firmemente no seu coração não se contaminar... Deus conheçe o seu coração e se você  disse a Ele que você não quer mais tenho certeza que Ele vai te ajudar "pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade Dele..." (Fp 2:13)


Mais tarde Daniel teve grandes experiências com o Senhor e Deus revelou muitas coisas para ele. Que nós possamos ser assim como Daniel separados do mundo em todos os sentidos.

Lembre-se, se você nunca fez algo que todos os seus amigos fazem e você sabe que é algum caminho de morte, fique bem longe! Tenho certeza que o Senhor vai te recompensar e te levará a um novo nível de Glória. 

Bárbara
babi16bh@hotmail.com

5 comentários:

Pietra Carolina disse...

Amém,espero que as pessoas que lerem isso possam colocar isso em seu coração pois eu ja coloquei !!!

Anônimo disse...

Menino pode comentar???? Bem

só passando aqui pra dizer que assino em baixo, vamos buscar isso galera DEFINA SUAS PRIORIDADES
MT 6:33 Voce só chegará ao lugar certo se tomar o caminho certo.

bjos bjos
Lucas William

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexsandro Leleco disse...

Ei, moça!!! Fiquei muito emocionado com a sutileza e profundidade, sabedoria e simplicidade, enfim, com a "firmeza de sua feminilidade" ao abordar este tema com tanta propriedade! Vou ler este artigo para a turma que ministro hoje, lá na EM Santa Terezinha (lembra da lá?).

Abração.

Leleco (lembra de mim?) rs'
lelecopsi@hotmail.com

UMA VIDA NADA ABORRESCENTE disse...

Muito bom!!
Há 3 meses, o pastor André Valadão pregou sobre isso no culto da vitória.
essa palavra ficou cravada em meu coração...
Ao ler toda a história de Daniel, perceberemos que o Senhos o honrou...
E isso Vale pra todos nós...

Que Deus abençõe!!!
Simone Ferreira

Postar um comentário